quarta-feira, 4 de julho de 2012

Análise Dragon’s Dogma

Notas

Visual: 75
Trilha Sonora: 85
Jogabilidade: 85
Diversão: 95

Nota Final: 80


Cidades medievais, espadas, dragões e criaturas mágicas são os principais elementos encontrados nos RPGs atuais o que faz com que os desenvolvedores de jogos tentassem criar algo diferente, a partir desse desafio que a Capcom tentou fazer reunindo, Hideaki Itsuno (Devil may Cry 3, Devil may Cry 4) e Hiroyuki Kobayashi (Resident Evil 6, Dino Crisis 2) dois dos seus maiores desenvolvedores para tentar criar algo realmente novo.


Aprovado:    

Combates Épicos


Dragon’s Dogma traz combates épicos contra os chefes, cada uma das gigantes e variadas criaturas que variam de Quimeras a Ciclopes tem um ponto fraco como o olho do Ciclope e pequenos discos brilhantes nos Golens de pedra, que variam de cor de acordo com seu estado, quando ele está furioso os discos mudam de roxo para vermelho, acertar nos pontos fracos dos chefes pode deixá-los furiosos fazendo com que usem ataques mais fortes

Conheça os Pawns ou Peões


Um dos principais diferenciais de Dragon’s Dogma é o sistema de Pawns ou Peões que são parceiros que te ajudam em sua jornada, existem dois tipos de Pawns, o Pawn principal e os pawns secundários, cada jogador tem um Pawn principal que é personalizado da mesma maneira que o seu personagem e ele evoluem junto com seu personagem, e cabe a você comprar itens e “ensinar” habilidades ao seu Pawn. Já nos pawns secundários não existe capacidade nenhuma de personalização, e eles necessitam de ser contratados pelo jogador durante varias vezes no jogo, alem disso os Pawns influenciam muito nas estratégias de batalhas. Alguns Pawns são especialistas em lutar com determinados inimigos e inúteis contra outros, eles também podem te guiar por caminhos desconhecidos por você ou até mesmo segurar inimigos e escalar nos grandes chefes

Estratégias de batalha


Outro diferencial do jogo são as diversas estratégias, uma habilidade que aparece pela primeira vez nos jogos RPGs é a possibilidade de carregar e jogar os personagens longe, de inicio parece uma habilidade inútil, mas com o tempo essa habilidade pode se mostrar bastante útil, como na batalha contra o Griffin uma espécie de Águia gigante, certo momento ele não pisa mais no chão e as flechas e magias se tornam inúteis, se você tiver contratado um Pawn experiente na batalha contra Griffins você pode jogá-lo contra o     mesmo, para que ele se agarre nele suba até as asa, o único ponto fraco do Griffin, e começa atacar derrubando a criatura por alguns segundos. A Habilidade grab (agarrar em inglês) também serve para segurar os inimigos por trás ou escalar nos chefes gigantes com em Shadow of the Colossus.

Além dos chefes terem um ponto fraco, todos os inimigos do jogo tem uma fraqueza, alguns inimigos são mais fracos quando você usa magias ou ataques de fogo  fogo outros são mais fracos quando usamos gelo, após aprender as fraquezas dos inimigos os magos da equipe ou até você mesmos pode “encantar” a sua arma fazendo que você aumente seu dano.



Contras:

A Câmera


Uma das partes mais interessantes do combate de Dragon’s Dogma é poder escalar o chefes gigantes, mas do que adianta você subir em um ciclope para atacar seu olho e uma arvore no cenário tampar toda sua visão, e quando você cair vai começar a luta para deixar a câmera como antes.
Esse tipo de problema não é exclusivo da luta contra os chefes, pois também é prejudicado na luta contra alguns inimigos menores e mais rápidos, pois o jogo não traz um sistema de lock-on como o de Dark Souls que trava a mira no inimigo, basta uma alteração no ângulo para que você erre alguns ataques o que algumas vezes pode até te matar.

Um pouco mais de cuidado não faria mal


Apesar de ser um jogo de mundo aberto Dragon’s Dogma traz gráficos um pouco feios em comparação de seu principal concorrente The Elder Scrolls V: Skyrim, mas o verdadeiro problema está quando você entra em algum objeto do cenário ou algum personagem aparece na sua frente. O Screen Tearing, cortes na tela em cenas de ação e a falta de sincronia entre voz e movimento facial também pode incomodar um pouco

Vale à pena?


Dragon’s Dogma sem duvida é um dos maiores lançamentos do ano e um dos melhores jogos de ação dessa geração de consoles, os seus problemas se tornam insignificantes quando levamos em consideração tudo que o jogo traz de benefícios, e é capaz de atrair vários tipos de jogadores, pois o jogo é traz uma mistura de Ação, Hack n’ Slash e RPG, basta passar algumas horas no mágico mundo criado por Hideaki Itsuno para se encantar pelo jogo.


O Combate flui muito bem, subir nas costas de um dragão é uma coisa indescritível apesar de a câmera fazer questão de matá-lo algumas vezes.


Não deixe de conferir este incrível jogo criado pela Capcom, que já está disponível para compra na Gamers em Formiga.


Escrito por: Thomas Arantes

2 comentários:

  1. Muito bacana seus Posts meu caro Thomas, vejo que você além de "gamer" é um otimo crítico do seguimento. Parabens !!

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  2. Anônimo23/1/13

    esse jogo e foda comprei e nao paro de jogar... um dos melhores RPGS atualmente !!!

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